Passando por uma rua de comércio vi,  numa  placa dupla, o nome do estabelecimento :  “Ceará”.

Perguntei para mim mesma , o que o dono teria  vivido, desde sair de sua terra natal , deixar tanta coisa para trás,  e depois ter construído sua vida aqui em São Paulo, formado família, se estabelecido e, ainda assim ,guardando suas primeiras lembranças , olha para trás, e ainda vê o seu ponto de partida, Ceará.

Resolvi ver o que essa terra tinha de tão especial.  Terra Mater, sempre amada,

CEARÁ!

 

O que o Brasil tem de bacana é de animar qualquer um. Quem quiser ir para Portugal, não vá! fique! Vamos resgatar esse país maravilhoso. Não é possível, com tanta coisa bacana, a gente não conseguir salvá- lo, apesar dos absurdos que aparecem de tudo quanto é lado!

O Estado do Ceará fica no Nordeste do Brasil. A capital é Fortaleza .
Tem uma população de 8,4 milhões de pessoas distribuídas em 184 municípios.

O atual território do Ceará começou com a doação da Capitania Ciará (“ o canto da jandaia “,um pequeno papagaio), em 1535 para Antônio Cardoso de Barros, mas sua fundação foi em 1603, quando passou a se chamar Nova Lusitânia. O Ceará conquistou a autonomia somente em 1799.
A navegação a vapor, a instalação de estradas de ferro e a iluminação a gás estimularam , e muito, o desenvolvimento da região.

A cultura cearense…

É gostosa!

A  imensa oferta de frutos do mar faz da culinária cearense uma das mais saborosas do Brasil. Os temperos são uma mistura portuguesa, indígena e africana, e as frutas graviola, cajá, seriguela e sapoti , com seus nomes sonoros, têm sabores diferentes. E a castanha de caju? Mais do que gostosa!

 

 

A economia cearense é centrada na produção agrícola de grãos e frutos e a criação de lagostas e camarão , em cativeiro, são desenvolvidas por causa da atividade aquífera. Os rebanhos de bovinos, suínos e aves e são importantes na economia do estado.

E linda!

 

Vestido de batizado de renda do Ceará

 

 

O artesanato se identifica intimamente com a cultura cearense. São bordados, redes, rendas de bilro, crochês e o trançado de algodão. Todos herança da tradição portuguesa, assim como o trançado da cestaria.

 

 

 

 

 

 

o meio ambiente …

O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida que existem na Terra ou em alguma região dela e que afetam os outros ecossistemas existentes e a vida dos seres humanos. Um conjunto de seres com vida , em uma área é chamado Bioma.
Um dos biomas do Brasil é a Caatinga, que cobre um grande território do Ceará, e faz parte do clima semiárido. Sua vegetação perde folhas no inverno, deixando a paisagem bem clara e na época das chuvas, adquire vários tons de verde. Daí seu nome caatinga querer dizer “mato branco”.

 

 

O sistema de chuvas divide o ano em dois períodos: o chuvoso, que é curto , de 3 a 5 meses, no começo do ano , quando as chuvas são torrenciais e irregulares. O período seco dura de 7 a 9 meses, entre junho e dezembro.
O semiárido é uma das regiões secas mais quentes do planeta.
Cerca de metade dos terrenos da Caatinga são de origem cristalina que não favorece a acumulação de água, sendo a outra parte composta de terrenos sedimentares, que armazenam águas subterrâneas .
A maioria dos rios na Caatinga correm apenas durante o período das chuvas, e secam durante o período da seca . Os perenes, que têm água sempre, são poucos. Os mais importantes são o rio São Francisco e o rio Parnaíba.
Mas então, o que fez a Caatinga ter tanta personalidade ?

 

As variações do clima ,entre muito quente e muito frio, há milhares de anos, é que fizeram que a estrutura da vida se adaptasse e se formasse de uma forma diferente, rica e peculiar.
Sendo assim, as plantas, animais, mamíferos, peixes, anfíbios e répteis se adaptaram de forma única para sobreviver neste clima que oscila de acordo com as estações.
O Estado do Ceará foi o primeiro a libertar os escravos negros em 1884.

 

 

 

E os estrangeiros continuam…

amando sua terra Natal!

 

 

 

 

O Monte Branco ou Mont Blanc é a mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia, no território de Chamonix.

atingindo uma altitude de 4 808,73 metros é o primeiro dos cume dos Alpes com mais de 4000 metros .

O Mont Blanc é a maior montanha do  Maciço de Mont Blanc  faz parte da   divisória de águas entre o  o mar Adriático e o mar Mediterrâneo .

Esta montanha tem algumas geleiras , sendo a maior delas chamada Mar de Gelo.

Existe a falsa ideia de que a escalada deste monte, apesar de longa, é fácil para quem estiver bem treinado e habituado às grandes altitudes, mas não é verdade. A cada ano, o número de vítimas aumenta. Na verdade é  uma escalada longa e cheia de passagens perigosas . Há guias especializados que podem  acompanhar os escaladores.

Mont Blanc e escalador

Mont Blanc e seu “retrato”

 

https://www.todamateria.com.br/estado-do-ceara/

 

 

 

Compartilhe