Na mitologia grega, Deméter era a deusa da agricultura e da colheita. Era ela quem nutria a terra com vegetação verde. É daqui que veio a inspiração do nome Demétria.

Pessoas pensam muito diferente umas das outras e nossas conclusões, às vezes , se tornam conflitantes. Aí é que está a graça das nossas diferenças: aprendemos, sentimos raiva, nos interessamos e percebemos muitos outros pensamentos que nos fazem ficar mais ricos e interessantes.

Conheci um lugar em Botucatu– “Demétria um bairro rural, cuja atividade é dedicada à biodinâmica. Seguindo princípios antroposóficos há muitos cursos, pesquisas , recuperação de nascentes, implantação de bosques, fabricação de instrumentos musicais, e muitas outras produções que são feitas e produzidas nesta estância. A Demétria foi criada por dois irmãos, em 1973/1974, que queriam testar a agricultura biodinâmica associada a iniciativas sociais . A água é fornecida por um sistema próprio de abastecimento e há o Projeto Fênix que faz a reciclagem do lixo.

As estradas são ladeadas por árvores frutíferas para que a passarinhada se acomode na sombra e com uma boa comidinha, e há também hortas bem grandes, de 3 alqueires.

Não é uma cidade, mas tem de tudo: Museu, Igreja, Escola mas , a maioria dos moradores trabalha em Botucatu e em cidades próximas.

O Museu de Mineralogia Aitiara , administrado por Berenice Balsalobre é lindo É um museu de ciência que se estruturou a partir da coleção do professor Erich Blaich O acervo é constituído de minerais, rochas e fósseis. Segundo o Museu de Arte Contemporânea (MAC), este Museu é uma das mais importantes instituições do setor no Estado de qualidade de acervo. Lá podemos ver pedras e minerais únicos. Há uma pedra imensa, cujo interior é formado por cristais de ametista. Quando a pedra foi quebrada, estava cheia d’água. A Berenice que estava lá nessa hora, logo foi beber dessa água, de 200 milhões da anos! Ai, Berê, que aflição!!!

A Comunidade de Cristãos, é um movimento de renovação religiosa . Igreja é muito peculiar: tem 17 lados, janelas irregulares e foi projetada por um arquiteto antroposófico. O Pastor é um médico gaúcho, que depois de morar na Alemanha e Argentina, se estabeleceu na comunidade da Demétria.

A escola Aitiara Waldorf tem 400 alunos. Começou assumindo a escola rural local e usa a Pedagogia Waldorf. Esta Pedagogia foi introduzida por Rudolf Steiner, em 1919, na escola para filhos de operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória, daí seu nome. As escolas são totalmente livres do ponto de vista pedagógico e visam formar adultos livres, que possam alcançar seus objetivos e realizações. Os professores são formados por esse método e há também , cursos de especialização. A Casa Tomé oferece cursos de agricultura orgânica e biodinâmica. Especializações são feitas na Faculdade Galileu, em Botucatu.

Uma coisa é a explicação de como a vida na Demétria pode ser. É sabermos que pedagogia é usada na Escola Aitiara e outra coisa é sabermos as opiniões, muitas vezes apaixonadas, de alunos e ex-alunos de Escolas Waldorf.

Aqui estão suas ideias e lembranças.

A Tati estudou lá, e sua mãe e tia também.Ela não notou diferença entre ela e seus colegas que não tinham a mesma formação familiar. Havia muitas brincadeiras, sempre com materiais pedagógicos. Matemática e Português eram matérias dadas 2 vezes por semana. Física e Química eram experimentais e os alunos apresentavam suas experiências ao professor, que dava a teoria . Aulas de marcenaria e carpintaria complementavam as aulas de artes, como desenho, argila..A família era muito presente na dinâmica escolar. A Tati continua em contato próximo com colegas e professores são muitos unidos até hoje. E agora um comentário bem interessante é que esses alunos acabam trabalhando, na maioria da vezes em trabalhos formais ,são professores, arquitetos, trabalham na Embraer e em bancos. Também há cenógrafos e quiropraxistas

A Fernanda, um moça linda de cabelo roxo, está muito feliz na Waldorf. Gosta muito da escola e sabe que lá ela pode pensar por si mesma e se sente acolhida, como numa grande família. “Os colegas e professores são pessoas incríveis”. As matérias são dispostas de um jeito que faz com que seja entendida muito melhor.E como esta educação é muito especial, forma seres humanos mais completos e que pensam por si próprios.

Amigos de amigo: Ex-cliente que trabalha com Marketing e ex-parceiro que trabalha com Publicidade. Parece que a Waldorf se adapta bem à vida “normal!”

Vai ter uma festa na Demétria em junho. Vamos?

Na internet tem muita coisa interessante. Não ponho os links porque aparecem milhões de anúncios!!

Compartilhe