Andando no shopping, dei de cara com uma  televisão enorme!! Imensa! Aquilo me impactou! Na tela estava aparecendo muitas abelhas numa colmeia. Dava prá ver a ponta do menor cílio da abelha, que estava no canto! Nessa tela tinha um mundaréu de pixels! Pixel é o   menor  pontinho que  aparece numa tela ou foto. Quanto mais pixels , mais a imagem fica nítida. Alta tecnologia!

Clareza, limpidez, transparência.  Levei um susto, principalmente quando me lembrei da primeira televisão que a gente teve lá em casa

Televisão é um sistema de transmissão de imagens e som à distância através de ondas hertzianas. Essas ondas podem ser captadas por uma antena ou um receptor de televisão. Este receptor pega o sinal e o joga , através de cabos, para dentro do decodificador da televisão. Parece mais fácil, né?  Por isso um televisor bom é imprescindível para termos uma imagem boa.

A nossa televisão não era comprada, era feita à mão, por dois irmãos, italianos de Pádova, Gianni e Alfredo Gasparinetti. Eles construíam o aparelho de televisão. Um caixote ,de madeira e dentro válvulas, fios coloridos, um tubo e mais algumas coisinhas. Por fora  os botões encaixados numa moldura de tecido. Esse aparato ficava  dentro de  uma estante de jacarandá.

Nessa época, a imagem recebida era péssima , e volta e meia  a tela ficava preta, “escapava” o vertical, a imagem ficava rodando e a gente se desesperava!  “Veio, chama os Gasparinetti!”, suplicávamos para o meu pai.  Aí eles vinham e  consertavam tudo. Heróis, na minha cabeça!

Esse relacionamento durou alguns anos, transformou-se em amizade. Minha mãe até ganhou um banco de jardim do Alfredo, hoje em dia fazendo parte de um  jardim muito lindo em Ribeirão.

O tempo foi passando , e  as televisões dos Gasparinetti foram sendo  substituídas por outras, importadas , como General Eletric,RCA-Victor, Philco e Admiral. De lá para cá a tecnologia se desenvolveu de uma forma impressionante: já está para ser lançado um televisor com definição 8K e um modem 5G. Ultra Alta Definição ! Impressionante.

As televisões , com altíssima tecnologia, nos ensinam a enxergar o que a gente não vê. Até o cílio da abelha. Será que ela usa rímel?

 

http://webtelevisao.com.br/blog/como-funciona-a-televisao/

https://conceito.de › televisao

(HOUAISS, 2009),

Compartilhe